Advogado Osvaldo Agripino palestrou sobre a importância das agências reguladoras na 1ª Parcelog em Paranaguá-PR
O Instituto Superior do Litoral do Paraná – Insulpar, foi palco da 1ª Parcelog – Feira/Fórum Paranaense de Comércio Exterior e Logística em Paranaguá-PR. O evento reuniu especialistas na área de infraestrutura e logística do Brasil durante 2 dias de apresentações, palestras e debates.
O fórum teve como objetivo promover a integração intermodal, o Comércio Exterior e a Eficiência Logística Global, avançando nos projetos e soluções logísticas pós-pandemia, por meio dos Portos do Paraná, integrando a comunidade portuária local e regional, aprofundando os temas com a presença de especialistas, além de promover pontes entre o setor público, privado, entidades de classe, intervenientes, estudantes e comunidade portuária.
Entre os dias 16 e 17 de agosto, o evento voltado aos alunos da área de Comex, Logística e Infraestrutura, gestores públicos e privados, além da comunidade portuária em geral, contou com a participação de autoridades e especialistas na área, como o Diretor-Geral da Antaq, Eduardo Nery, o Secretário Nacional de Portos e Transportes, Mario Povia e o advogado pós-Doutor em Regulação de Transportes e Portos e sócio fundador do escritório Agripino & Ferreira Advogados, Osvaldo Agripino de Castro Júnior.
Osvaldo palestrou sobre a importância das agências reguladoras para a logística do Paraná
Sendo oficial de Náutica da Marinha Mercante e professor de Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas da Univali, ele destacou sua relação próxima com Paranaguá desde que era piloto.
“A infraestrutura marítima e portuária de Paranaguá e Antonina é uma das mais importantes do Brasil, do ponto de vista geográfico e econômico, com a economia do Paraná sendo uma das mais pujantes do Brasil com o agronegócio. Não há uma infraestrutura física sem infraestrutura intelectual, esse tipo de diálogo feito em uma instituição de ensino da região é importante para criar massa crítica aos estudantes e profissionais”, frisou o especialista.
“A minha palestra abordou a importância das agências reguladoras, que é uma forma do Estado intervir na economia, que já existe há mais de 100 anos em outros países, e que o Brasil adotou a partir dos anos 90 com a criação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 1996”, salientou Agripino, frisando a importância da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), criada em 2001, e com importância para o setor logístico e de infraestrutura do Brasil.
Após sua apresentação, o advogado Osvaldo Agripino participou de uma roda de conversa com participação do público, ao lado do presidente do Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral do Paraná, Antonio Saad Gebran Sobrinho, e do advogado Gabriel Galli.
Fonte: Folha do Litoral